top of page

O Que São Os 7 Estilos Universais e Como Usá-los

Atualizado: 26 de dez. de 2020

Muita gente quer descobrir seu ESTILO, mas a grande maioria não sabe O QUE É ou quando descobre, não entende COMO APLICAR. Se você está se sentindo assim quando o assunto é "Estilo pessoal", então este post é para você.

Vou te explicar como colocar em prática e ter êxito em uma das mais importantes e estratégicas missões que você pode desenvolver,


A arte de transmitir sua mensagem através do que usa, sem necessariamente precisar fazer contato verbal.


São muitas as vantagens de descobrir quais são seus estilos e aplicá-los:

  • traz mais assertividade na hora de fazer compras;

  • maior tranquilidade e velocidade na hora de escolher roupas e vestir-se;

  • segurança e autoconfiança de quem se entende por dentro e comunica isso para fora;

  • além de se diferenciar, criando o que chamamos de "assinatura de estilo";


A verdade é que estamos o tempo todo mandando mensagens e nos comunicando com pessoas que conhecemos, através de fotos, vídeos, áudios, em encontros rápidos e tantos outros momentos.


Além disso, existe o ato instintivo de formar uma primeira impressão sobre quem nem conhecemos, apenas "de vista, apenas para saber se "baixamos a guarda" e confiamos ou "fechamos a guarda"e nos protegemos - este é assunto que eu adoro falar, como o da Construção de Imagem e da Primeira Impressão, que você pode conferir nestes posts aqui , aqui e aqui.

Mas, voltamos aos estilos...


Os 7 Estilos Universais foi um estudo realizado na década de 80 que analisou o comportamento de milhares de consumidores por duas pesquisadoras norte americanas - Alyce Parsons & Mimi Dorsey - O resultado dessa pesquisa trouxe um compilado de características e padrões que refletem os interesses de consumo de indivíduos que foram então separados em grupos de interesses comuns, daí surgiram os 7 estilos universais.


Hoje em dia, eles estão presentes tanto na moda, quanto no design e no visual merchandising, uma vez que refletem nossos interesses gerais de consumo em muitos aspectos da vida e refletem nossa personalidade.



Normalmente, uma pessoa não carrega apenas 1 estilo, podemos afirmar que ela é uma mistura de 2 a 3, que variam de acordo com muitos fatores como comportamento, hábitos, ambiente que frequenta (por exemplo nem sempre nos vestimos em casa da mesma maneira que nos vestimos no trabalho), fases da vida, hobbies e estilo de vida, e etc.


Se você para na frente do seu armário e pensa "Eu não tenho nada para usar", é muito provável que tenha passado por alguma fase de mudança e não fez o mesmo movimento no seu guarda roupas, o primeiro passo para mudar isso é entender quais são os seus estilos hoje e saiba que a vida é feita de ciclos assim como o nosso guarda roupa deve ser.


Eu, por exemplo, sou bem eclética e fui diagnosticada com 4 estilos (espero que Alyce & Mimi me perdoem, pois eu me identifiquei muito bem com os 4!). E, como eu não gosto de trabalhar com padrões ou regras rígidas, tudo bem pra mim ter 4.


E aí, chegou a hora de esclarecer com você um conceito muito importante:


O estilo está ligado ao SER e é isso que o difere do conceito de moda. A palavra moda vem do latim modus e significa modo, maneira e comportamento. É a ligação entre o vestuário e o período histórico em que vivemos.

Ou seja, moda sai de moda, estilo não.


Aqui você consegue entender que o estilo será para sempre seu, a não ser que você mude (como falei acima, e isso é natural), mas para não se tornar uma vítima das tendências de moda e acabar com o closet lotado (de novo) e poucas coisas que usa de verdade e te fazem se sentir bem, é preciso se conhecer, saber seus estilos para então adicionar algo ao seu guarda roupa.


Agora vamos aos estilos categorizados por nossas pesquisadoras e descritos por mim. Com uma dose de brincadeira no final - o Pecado Capital de cada um.


1 Casual/Esportivo


A palavra de ordem esse estilo é o conforto, são pessoas amigáveis e descontraídas, que não gostam de perder tempo, são enérgicas e ativas, normalmente estão "correndo" entre um compromisso e outro e gostam de praticidade.


Por isso preferem roupas confortáveis, simples e casuais. Gostam de tecidos confortáveis como o algodão, malha, sarja, jeans, moletom, nylon e fibras naturais com modelagem ampla e solta, ou com uma elasticidade, sem perder de vista o conforto e a liberdade.


Esse estilo é aquele que opta pelo sapato confortável como um tênis ao invés do salto. Optam por acessórios simples e gostam de pouca maquiagem, preferindo o ar natural. Bolsas práticas que deixam as mãos livres para se movimentar são sua preferência, também adoram mochilas e pochetes (mas atenção: cuidado com o estilo da pochete).


Outro ponto de atenção desse estilo é cuidar para não passar uma imagem de uma pessoa muito casual em ambientes onde a formalidade é importante e então você não será levada a sério. Pode correr o risco de passar também no dia a dia um aspecto de descuido, desleixo com a própria imagem, que impacta diretamente na sua impressão pessoal.


O segredo aqui é misturar peças que façam um contraponto com esse estilo, com cortes e linhas retas sem perder o conforto, como por exemplo, uma calça de moletom em corte alfaiataria, um tênis moderno e minimalista (LIMPO) compor looks com poucas cores, ter uma camisa camisas ampla ou desabotoada com camiseta por baixo para usar com uma calça mais confortável ou até mesmo quebrar a casualidade do jeans e camiseta com um blazer.


PECADO CAPITAL DO ESTILO ESPORTIVO: Ter uma coleção de tênis e usar roupa de academia ou esporte para tudo, inclusive no trabalho. Se você não trabalhar em academia ou loja de roupa de ginástica, não faça isso ou pode passar um ar de descompromissada(o), desleixada(o) e muito informal.



2 Tradicional


É um estilo que passa a imagem de uma mulher (ou homem) mais conservadora e formal, que não gosta de chamar a atenção, discreta. As peças têm linhas retas e poucos detalhes, no máximo um botão dourado, tudo mais estruturado, tecidos rígidos e frios, prefere roupas fechadas (nada de decotes!), gosta de fazer combinações simples, conjuntinhos e cores neutras – de preferência preto, branco, cinza, bege e marinho.


Quem tem esse estilo não gosta de modismo e não costuma se arriscar com peças diferentes, coloridas ou que chame risca de giz, listras, xadrez e pied-de-poule.

Nos acessórios podemos citar: bolsas estruturadas, colares fininhos ou de pérolas, sapatos de salto médio, sapatilhas e scarpins em geral de cores neutras. Seu cabelo costuma estar preso e muito bem arrumado.


Cuidados deste estilo: pode passar a impressão de ser uma pessoa muito séria, rígida, inflexível, avessa à mudanças e antiquada. Para quebrar esta impressão, busque combinar com peças não tão estruturadas, mais soltas, fuja dos looks em cores muito escuras.


PECADO CAPITAL DO ESTILO CLÁSSICO: Ter uma coleção de camisas e por não fazer muitas compras/ seguir tendências, possui roupas que já estão muito ultrapassadas, que acabam por pesar o visual e te deixam com cara de "parada(o) no tempo", isso vale para o cabelo também, cuidado.




3 Elegante


A palavra de ordem desse estilo é refinamento. São também pessoas modernas e fashionistas. A mulher e o homem que tem esse estilo predominante se preocupa em estar sempre por dentro das últimas tendências de moda, muito antenada (o) e claro, bem arrumada. Não sai de casa sem estar "impecável" e pensa nos mínimos detalhes.


Nunca demais ou de menos conseguem equilibrar muito bem roupas, acessórios, cabelo e maquiagem por isso são consideradas pessoas seguras, exigentes, respeitadas e imponentes. É aquela mulher que exala sua autoestima diariamente em seus looks ao estilo de "O Diabo Veste Prada".


Nas cores, gostam de combinações neutras, monocromáticas ou tom sobre tom, preferem tecidos refinados e luxuosos, finos e leves e estampas ou peças exclusivas. Além de acessórios modernos e com design diferenciado.


Esse estilo tem certa referência ao estilo tradicional, por gostar de peças mais refinadas e de alfaiataria, porém, neste caso, o conservadorismo fez um twist e deu lugar a modernidade uma vez que essa pessoa se permite ousar e experimentar coisas novas.


Uma marca registrada desse estilo é que preza sempre por peças duráveis e de boa qualidade, essa é uma prioridade.


O ponto de atenção é tomar cuidado para não passar um ar de muito distanciamento, superioridade o que pode acabar o afastando de quem você está tentando se aproximar.


PECADO CAPITAL: Ter mais de um acessório do mesmo modelo que na verdade só muda a cor, como por exemplo uma bolsa ou cinto ou cair na "ostentação" - Faz compras muito caras quando acha que vale a pena investir na peça.




4 Romântico


A palavra de ordem desse estilo é delicadeza. Essa mulher ou homem passam uma mensagem de doçura, sensibilidade e refinamento. E isso reflete em suas roupas também. Preferem tons pastel e cores claras que comunicam exatamente esta mensagem. Gostam de peças mais marcadas, com curvas, ondas, babados, rendados e plissados, tudo ligado ao universo feminino, mesmo sendo do sexo masculino gostam por exemplo, de roupas com estampas florais e tecidos gentis e cores claras.


É aquela pessoa doce e sonhadora sabe?


As estampas queridinhas são: florais e poás, mas gostam também das estampas que remetem ao universo infantil como gato, barco, borboleta e coração.


O ponto de atenção é para cuidar com a imagem extremamente frágil quando se precisa de força, se este for o seu caso, aposte em detalhes românticos como um brinco/ colar/ lenço, sapato, mas não abuse no look, principalmente nas cores, que é a informação mais rápida captada pelo cérebro humano.


PECADO CAPITAL DO ESTILO ROMÂNTICO: Ter uma coleção de laços de cabelo e tiaras sendo 99% clarinhas ou com pérolas. Se vestir de princesa e achar que mora num conto de fadas.



5 Criativo


Originalidade é a palavra de ordem desse estilo, irreverência definem as pessoas que se encaixam no grupo dos criativos, imaginativas, inquietas e exploradoras. Com um forte senso estético, prefere a ousadia de misturar cores, estampas e texturas, do que o "tédio"de uma vida de cores neutras e peças lisas.


Geralmente esse estilo criativo é destinado a mulheres e homens muito seguras (o) que não têm medo de experimentar o novo, buscam o não convencional e o nada óbvio, sempre apostando em algo divertido e inusitado.


Não usam somente o que é tendência. As peças que estão em alta até fazem parte do seu look, mas ao invés de seguir tendências, essas pessoas costumam lançar tendências, gostam de misturar peças de época com modernas e adoram frequentar um brechó.


Amam peças que contam ou carregam uma história e tem um “porquê” de estar ali.

Vestem-se para se expressar. E toda essa liberdade ao se vestir transmite a imagem amigável e receptiva.


O ponto de atenção é cuidar para não cair na informalidade principalmente se o ambiente exige, por mais artístico que seja o seu look, é preciso analisar se é o que o ambiente pede.


PECADO CAPITAL DO ESTILO CRIATIVO: ter uma infinidade de peças estampadas e por não conseguir fazer muitas combinações sai comprar uma peça lisa, mas volta com mais um monte de outras estampadas porque amou estas outras!




6 Sensual


Também conhecido como sexy, este é um estilo que faz parte do jeito de ser de uma grande maioria das mulheres e homens do nosso país e de outros países latinos, "calientes", como pessoas encaloradas que são e que gostam sim de mostrar mais o corpo.


Esse estilo revela pessoas fortes e poderosas, que gostam de valorizar e têm orgulho do seu corpo e curvas, revelados através de decotes acentuados, fendas, transparências e peças mais curtas ou bem justas ao corpo.


Mulheres e homens desse estilo gostam de chamar a atenção para partes do corpo estratégicas e ao mesmo tempo que gostam de peças clean, tecidos encorpados como o couro, veludo, paetê ou renda. Também adoram estampas de animais como onça e zebra, além de cores fortes como o vermelho, verde esmeralda, azul e o preto.


Seus acessórios também são de destaque e normalmente são grandes e chamativos como maxi argolas, chokers ou correntes longas que chamam atenção ao colo e até mesmo aquela camisa gola V ultra decotada para os homens. As mulheres desse estilo adoram cabelos longos, com movimento e soltos ou rabos altos e penteados com os cabelos presos que revelem suas costas e pescoço, por exemplo.


Não faltam em seu closet saltos altos e finos, óculos de sol grandes e marcantes, roupas decotadas na frente e nas costas, com recortes na cintura, transparência, jeans justo, saias curtas, etc.


Esse é aquele estilo ama ou odeia e que precisa ser muito bem elaborado para não cair na vulgaridade ou no desrespeito, por exemplo, em um ambiente de trabalho ou até mesmo para evitar olhares desconcertantes e assédios.

Evite fazer combinações como por exemplo: saia justa + roupa com transparência + decote na frente ou atrás + salto alto. O mesmo vale para a maquiagem, o certo é escolher ou olhos ou boca.

Eleja uma peça do estilo sexy (quando em ambientes informais) e capriche nela ou opte por cores mais claras e suaves que já trarão um olhar ainda sim sensual e sofisticado para o look.


Lembre-se que existe uma diferença entre o sensual e o vulgar e uma mulher que deseja admiração e respeito, deve optar pelo sensual e fugir do vulgar.


PECADO CAPITAL DO ESTILO SEXY: Ter a maior porcentagem do seu closet concentrado em roupas para sair e para eventos sociais e poucas opções para trabalho ou momentos mais casuais.


7 Moderno/Dramático


Esse estilo é muito cosmopolita e ousado e pouco visto no Brasil, ao menos esta é a minha impressão.

A mulher que tem esse estilo é muito fashion e ama moda, não é discreta, gosta de ser notada e normalmente se veste principalmente, com sua autoconfiança, com um detalhe, ela gosta de ser e estar diferente.


Geralmente prefere a moda das passarelas, aquela que ninguém está usando ainda e normalmente é aquela pessoa que "dita as tendências".

Esse estilo tem uma base no estilo clássico, só que essa mulher consegue ser ainda mais moderna que o estilo contemporâneo/refinado.


Em suas cores, um universo de possibilidades, todas fortes e marcantes, mas sem dúvidas o preto é a cor que ela mais usa. Por esse motivo, o preto e branco costuma ser sua combinação preferida (muito contrastante e chamativa.


Ela é sem dúvida a RAINHA do contraste. Adora brincar com o contraste das cores não se importa com cores fortes, estampas ousadas, contrastantes e exuberantes e neons.


É uma mulher confiante, séria, moderna, elegante, cosmopolita, urbana, diferente e independente.


A palavra que define essa mulher é PODEROSA. Ela ama o poder e por isso, se veste de forma que se sinta assim, suas roupas podem ter pontas, mangas e comprimentos exagerados.


As peças que não podem faltar no guarda roupa de quem tem esse estilo são as ousadas, elegantes e sóbrias.


Ela gosta muito de blazer, colete, calça social e camisa. Porém, a modelagem preferida do estilo moderno tem uma pegada mais masculina e oversized cortes assimétricos, peças volumosas e também aquelas que chamamos de “Statement Pieces” ou peças conceituais.





Agora que você já tem uma base de cada um dos estilos, pode definir o seu. O que você precisa saber uma vez que descobre os seus:


  • Acredito que somos mais do que todas as definições definidas aqui, sim muito mais que 7 estilos, mas não podemos subestimar a sábia Alice Persons, que nos trouxe um norte e definiu os 7 estilos universais, sendo assim, fica mais fácil para as pessoas que têm dificuldade encontrarem um caminho e entender melhor o seus estilos.


  • Autoconhecimento e presença é a chave para entender o que já não te pertence mais, desapegar e atualizar o seu guarda roupa constantemente, eliminando itens que não tem mais relação com quem você é hoje e deixando apenas o que você se identifica te trará muito mais confiança e assertividade na hora de escolher suas roupas.


Espero que você tenha gostado deste post e se desejar ir à fundo no trabalho dos Estilos Universais, entre em contato e peça maiores informações sobre este serviço.

Lembrando que é através do autoconhecimento que conseguimos trabalhar a nossa máxima potencia! Não se esqueça disso.


Se você já passou dessa fase da consciência e conhecimento dos seus estilos e agora partiu para o desapego, não deixe de ler meu e-book gratuito com dicas para ter um closet funcional e para se aprofundar mais no assunto, confira meu livro completo sobre closet funcional na aba Downloads.


Um grande abraço e até a próxima,



1.332 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page