top of page

Dicas Para Construir Uma Imagem Pessoal Positiva e Assertiva

Atualizado: 13 de fev. de 2020

Roupas, cores, cabelo, postura, tom de voz, higiene pessoal... Imagine isso como palavras que formam um texto e esse texto fala sobre você. A sua imagem passa uma mensagem e agora eu te pergunto, você está falando o mesmo idioma de quem busca se conectar?


Não adianta querer falar Português com quem só fala Japonês, por exemplo e trazendo isso agora para a construção da sua imagem, você precisa verificar se está fazendo esta conexão para que a pessoa que está do outro lado entenda exatamente o que você quer passar.


Aprender a construir uma Imagem pessoal positiva e assertiva pode ser o diferencial que vai fazer com que um cliente escolha você e o seu produto ou serviço e não o seu concorrente.


Uma das primeiras coisas que você precisa definir, é se você se veste para ser NOTADO ou para ser ESCUTADO. Nenhuma das duas respostas está errada, mas elas possuem objetivos e efeitos distintos e isso precisa ficar bem claro no seu posicionamento.


Quando a gente pensa em vestir para ser NOTADO, lembre-se das imagens de street style das semanas de moda, onde as pessoas buscam fazer composições com roupas criativas, chamativas e de impacto, justamente para chamar a atenção e descolar uma foto (vou te contar um segredo, muitas vezes elas nem vão assistir aos desfiles, só passam nas ruas onde sabem que os fotógrafos estarão). Pode ser que ninguém saiba quem ela é, na próxima estação ela nem seja lembrada, mas ela deixou sua impressão, foi notada, fotografada, teve seu momento de fama e atingiu o seu objetivo.

Agora quando você quer ser ESCUTADA (o) pelo seu público, você precisa elaborar essa estratégia de uma maneira diferente, pensando não só em um momento, pois você quer não só conquistar aquele cliente, mas também mantê-lo, não é mesmo? Neste caso, você precisa pensar em repetição e consistência. E, é justamente sobre isso que eu vou falar no post de hoje, como criar uma imagem que conecta com o seu público, fazendo com que ele te escute e te perceba de maneira positiva.

Então aí vão algumas para você aprender a elaborar melhor a sua:


1 - Empatia

Pense no outro na hora de elaborar a sua roupa. Você não precisa mudar o seu estilo, criar um personagem ou mudar quem você é. Apenas busque elementos que estabeleçam conexão com quem você vai falar.

Por exemplo, uma mulher que tem um estilo extremamente feminino e sensual em uma reunião de negócios com homens, vai passar muito mais profissionalismo e credibilidade se ela deixar de usar roupas provocantes que valorizam o seu corpo e começar a fazer combinações com peças de alfaiataria, que são originariamente do universo masculino, sem perder o seu lado feminino, mas expressando-o de outras maneiras, como por exemplo numa cor, num acessório, um detalhe, o tecido ou a estampa da roupa em questão.

Tenha em mente que você quer ser valorizada pelos seus atributos intelectuais e profissionais e não pelo seu corpo.

Outro exemplo é quando você quer estabelecer conexão com um público alvo de baixo poder aquisitivo, se esta for a intenção fuja de roupas e falas ou termos muito formais e não use terno e gravata que criará uma enorme distância entre você e quem te vê do outro lado.



2 - Equilíbrio A não ser que a ocasião exija um dress code formal, busque sempre um equilíbrio: nem muito arrumado, nem mal arrumado. Quando a gente se arruma demais, acaba passando um ar de inacessível, as vezes até de arrogância, o que pode te distanciar do seu público. Quando a gente se arruma de menos, acaba passando um ar de descuido, desleixo, o que cria decepção e outras reações negativas, que irão te distanciar também.

Arrume-se mas busque sempre um equilíbrio, um pouco mais para o bem arrumado, sempre!

Atenção para pessoas que tendem a fazer sempre combinações muito fashion, fora do ambiente da moda, a mensagem que as pessoas entendem é de uma pessoa "fútil".


3 - Busque Constância Não vai ser de primeira nem de segunda que você vai conseguir fazer com que as pessoas tenham uma opinião formada a respeito da sua imagem e por consequência de você. Quando encontramos uma pessoa pela primeira vez, ocorre o que chamamos de Primeira Impressão, mas a opinião é formada ao longo do tempo e do convívio.

Pode ser que você tenha formado uma primeira impressão positiva, mas vai ser a sua consistência em manter essa imagem, em repetir o estilo, os seus hábitos e comportamentos, que criarão a sua "fama" ou "reputação".




P.S.C. - Entenda a diferença entre Imagem e Impressão - Impressão é aquilo que pensamos imediatamente ao ver uma pessoa pela primeira vez. Imagem, é o que pensamos/entendemos da pessoa quando a vemos por uma série de vezes.


4 - Primeiro Você, depois Produto/Serviço Lembrando que 55% da nossa primeira impressão é sobre a aparência e apenas 7% é sobre o nosso conteúdo, então tome muito cuidado para não formar uma primeira impressão negativa ou equivocada.

Na grande maioria dos casos, muito antes de ver o seu produto ou o seu serviço, o primeiro contato que um cliente tem com a sua empresa é com a sua imagem. Ou seja, se você vende um produto ou serviço e o principal diferencial dele é a "qualidade", mas você é uma pessoa que não cuida da sua imagem, por exemplo usando roupas amassadas, manchadas, sapatos velhos, sem manutenção, sua imagem não está de acordo com este atributo, muito rapidamente o seu cliente consegue fazer esta associação e não se sentirá seguro com relação ao que você fala x quem você é, gerando insegurança e desconfiança.

Sabe aquele velho ditado: "Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço"? É isso que passa na cabeça de quem vê esta divergência.


E aí, já caiu algumas fichas?

Já se viu em algumas destas situações? Tudo bem, é muito mais comum do que você imagina, o importante é que você tome consciência e mude isso, com um único objetivo: Descobrir a sua melhor versão!

Espero que tenham gostado das dicas.

Até a próxima!



Para saber mais sobre estes e outros serviços de Construção de Imagens, acesse o link serviços ou enviei nos escreva.

724 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page