O Que São Os 7 Estilos Universais e Como Usá-los

Atualizado: 26 de Dez de 2020

Muita gente quer descobrir seu ESTILO, mas a grande maioria não sabe O QUE É ou quando descobre, não entende COMO APLICAR. Se você está se sentindo assim quando o assunto é "Estilo pessoal", então este post é para você.

Vou te explicar como colocar em prática e ter êxito em uma das mais importantes e estratégicas missões que você pode desenvolver,


A arte de transmitir sua mensagem através do que usa, sem necessariamente precisar fazer contato verbal.


São muitas as vantagens de descobrir quais são seus estilos e aplicá-los:

  • traz mais assertividade na hora de fazer compras;

  • maior tranquilidade e velocidade na hora de escolher roupas e vestir-se;

  • segurança e autoconfiança de quem se entende por dentro e comunica isso para fora;

  • além de se diferenciar, criando o que chamamos de "assinatura de estilo";


A verdade é que estamos o tempo todo mandando mensagens e nos comunicando com pessoas que conhecemos, através de fotos, vídeos, áudios, em encontros rápidos e tantos outros momentos.


Além disso, existe o ato instintivo de formar uma primeira impressão sobre quem nem conhecemos, apenas "de vista, apenas para saber se "baixamos a guarda" e confiamos ou "fechamos a guarda"e nos protegemos - este é assunto que eu adoro falar, como o da Construção de Imagem e da Primeira Impressão, que você pode conferir nestes posts aqui , aqui e aqui.

Mas, voltamos aos estilos...


Os 7 Estilos Universais foi um estudo realizado na década de 80 que analisou o comportamento de milhares de consumidores por duas pesquisadoras norte americanas - Alyce Parsons & Mimi Dorsey - O resultado dessa pesquisa trouxe um compilado de características e padrões que refletem os interesses de consumo de indivíduos que foram então separados em grupos de interesses comuns, daí surgiram os 7 estilos universais.


Hoje em dia, eles estão presentes tanto na moda, quanto no design e no visual merchandising, uma vez que refletem nossos interesses gerais de consumo em muitos aspectos da vida e refletem nossa personalidade.



Normalmente, uma pessoa não carrega apenas 1 estilo, podemos afirmar que ela é uma mistura de 2 a 3, que variam de acordo com muitos fatores como comportamento, hábitos, ambiente que frequenta (por exemplo nem sempre nos vestimos em casa da mesma maneira que nos vestimos no trabalho), fases da vida, hobbies e estilo de vida, e etc.


Se você para na frente do seu armário e pensa "Eu não tenho nada para usar", é muito provável que tenha passado por alguma fase de mudança e não fez o mesmo movimento no seu guarda roupas, o primeiro passo para mudar isso é entender quais são os seus estilos hoje e saiba que a vida é feita de ciclos assim como o nosso guarda roupa deve ser.


Eu, por exemplo, sou bem eclética e fui diagnosticada com 4 estilos (espero que Alyce & Mimi me perdoem, pois eu me identifiquei muito bem com os 4!). E, como eu não gosto de trabalhar com padrões ou regras rígidas, tudo bem pra mim ter 4.


E aí, chegou a hora de esclarecer com você um conceito muito importante:


O estilo está ligado ao SER e é isso que o difere do conceito de moda. A palavra moda vem do latim modus e significa modo, maneira e comportamento. É a ligação entre o vestuário e o período histórico em que vivemos.

Ou seja, moda sai de moda, estilo não.


Aqui você consegue entender que o estilo será para sempre seu, a não ser que você mude (como falei acima, e isso é natural), mas para não se tornar uma vítima das tendências de moda e acabar com o closet lotado (de novo) e poucas coisas que usa de verdade e te fazem se sentir bem, é preciso se conhecer, saber seus estilos para então adicionar algo ao seu guarda roupa.


Agora vamos aos estilos categorizados por nossas pesquisadoras e descritos por mim. Com uma dose de brincadeira no final - o Pecado Capital de cada um.


1 Casual/Esportivo


A palavra de ordem esse estilo é o conforto, são pessoas amigáveis e descontraídas, que não gostam de perder tempo, são enérgicas e ativas, normalmente estão "correndo" entre um compromisso e outro e gostam de praticidade.


Por isso preferem roupas confortáveis, simples e casuais. Gostam de tecidos confortáveis como o algodão, malha, sarja, jeans, moletom, nylon e fibras naturais com modelagem ampla e solta, ou com uma elasticidade, sem perder de vista o conforto e a liberdade.


Esse estilo é aquele que opta pelo sapato confortável como um tênis ao invés do salto. Optam por acessórios simples e gostam de pouca maquiagem, preferindo o ar natural. Bolsas práticas que deixam as mãos livres para se movimentar são sua preferência, também adoram mochilas e pochetes (mas atenção: cuidado com o estilo da pochete).


Outro ponto de atenção desse estilo é cuidar para não passar uma imagem de uma pessoa muito casual em ambientes onde a formalidade é importante e então você não será levada a sério. Pode correr o risco de passar também no dia a dia um aspecto de descuido, desleixo com a própria imagem, que impacta diretamente na sua impressão pessoal.


O segredo aqui é misturar peças que façam um contraponto com esse estilo, com cortes e linhas retas sem perder o conforto, como por exemplo, uma calça de moletom em corte alfaiataria, um tênis moderno e minimalista (LIMPO) compor looks com poucas cores, ter uma camisa camisas ampla ou desabotoada com camiseta por baixo para usar com uma calça mais confortável ou até mesmo quebrar a casualidade do jeans e camiseta com um blazer.


PECADO CAPITAL DO ESTILO ESPORTIVO: Ter uma coleção de tênis e usar roupa de academia ou esporte para tudo, inclusive no trabalho. Se você não trabalhar em academia ou loja de roupa de ginástica, não faça isso ou pode passar um ar de descompromissada(o), desleixada(o) e muito informal.



2 Tradicional