top of page

Os 9 Melhores Documentários de Moda no Netflix

Com o fim de Game of Thrones e com o inverno se aproximando, fiz uma lista com os melhores filmes e documentários de moda, pra você não ficar na mão, e nem perceber o tempo passar. Quando sair do sofá, já será primavera...


Brincadeiras a parte, os dias frios e chuvosos nos proporcionam muito mais tempo em casa, mais dias no sofá e mais horas de TV/Netflix.


E nada melhor do que já ter uma lista de filmes para assistir ao invés de perder horas buscando por um, né?!


Além de curiosidades sobre os grandes nomes da moda, que nem sempre imaginávamos que pudesse existir ou acontecer, os filmes também nos trazem um outro olhar, mais humano e muita, muita inspiração!


Quem já assistiu, sabe que muitos deles vale a pena repetir. Então anota aí:


1 The September Issue

The September Issue

Clássico dos clássicos. O documentário traz trabalho da editora-chefe Anna Wintour e da diretora criativa Grace Coddington para produzir a principal edição do ano (a de Setembro, daí o nome do filme) da revista Vogue americana. Dirigido por R.J. Cutler, o filme capta a essência da vida agitada dos grandes nomes do universo fashion, e a sua visão crítica e extremo cuidado com todos os mínimos detalhes.


2 Diana Vreeland: O Olhar Tem Que Viajar

Diana Vreeland: O Olhar Tem Que Viajar

Também sobre edição de moda, Lançado em 2011, com direção de Lisa Vreeland, esposa de Alexander, neto de Diana, o documentário traz um olhar sobre a vida e o trabalho da influente editora, que tornou-se conhecida por suas contribuições em revistas como Harpe's Bazaar e Vogue, assim como pela curadoria do Instituto de Vestuário do Metropolitan Museum of Art. Falecida há 27 anos, o legado de Vreeland é exaltado através de entrevistas e declarações de quem a conheceu.



3 Jeremy Scott: The People's Designer


Jeremy Scott, The People's Designer

Capinhas de celular de batata frita, espelho de ursinho e tudo de mais maluquinho que você já viu por aí e talvez não soubesse que era dele. Pode isso? O documentário conta a trajetória do designer e o processo por trás de sua primeira coleção à frente da Moschino. É lindo ver como funciona a cabeça deste talentoso artista e como ele conquista pessoas com seu trabalho.


4 Dries Van Noten

Dries Van Noten

O documentarista Reiner Holzemer acompanhou Dries Van Noten durante um ano. Talvez não tão conhecido, porém tão talentoso quanto todos os que aqui estão, o documentário mostra todo o trabalho e processo criativo do estilista belga.


5 Advanced Style

Advanced Style

Em qualquer outro lugar do mundo, essas vovozinhas (que tem entre 65 e 92 anos) seriam consideradas loucas e bregas, mas em NYC elas são um clã avant garde, mulheres únicas, icônicas e muito influentes na cidade. O Documentário leva o nome homônimo do blog comandado por Ari Seth Cohen. Uma verdadeira lição de vida e estilo!


6 Iris, Uma Vida de Estilo


Não tem como não falar em Vovó icônica e de estilo sem pensar nela, esta que é a figura que toda mulher fashionista quer ser quando envelhecer. Né?!

Ícone da moda, o documentário é um retrato sensível da vida e estilo de Iris Apfel, que no auge dos seus 93 anos (atualmente 97) abre a porta de seu apartamento em Nova Iorque e de seu closet incrível. Must see!

O mais curioso? Ela entrou no mundo da moda há "poucos anos" Iris Apfel é designer de interiores.


7 Largefeld Confidential



O documentário que levou três anos para ser filmado (e a gente nem imagina porque demorou um pouquinho mais com o mr. Karl Busy Largefeld....) nos permite entrar no enigmático mundo de Karl Lagerfeld, que revela como trabalha para manter o legado deixado por Coco Chanel, com o falecimento do Kaiser da moda neste ano, o filme acabou se tornando um legado também. Ansiosa para ver se sai mais algum sobre.


8 Fresh Dressed


Fresh Dressed

Retrata a íntima relação que a moda tem com o hip-hop desde a origem do movimento, no Bronx dos anos 70, até os dias atuais, com participação de nomes como Pharrel Williams e Kanye West, artistas que nos EUA têm um grande peso não só na música, mas na moda também.


9 The True Cost


Deixei esse para o final de propósito e sabe por que? Porque você tem que se preparar para assistir ele. Ok?

O documentário nasce colocando em foco o debate sobre o impacto sócio-ambiental causado pelo consumo desenfreado no mundo da moda, do "fast fashion" way of life e vai te impactar, chocar e fazer você repensar tudo o que tinha em mente com relação a moda, inclusive, alguns dos documentários que aqui falamos.


Ainda não assisti ao mais recente de YSL, por isso não quis apontar aqui, mas caso já tenha assistido aos dois, deixe nos comentários sua opinião, qual é o seu favorito?

E dos 9 que indiquei aqui, alguma preferência?

Algum que não está aqui nesta lista mas que você gostaria de ver?


85 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page