2 Maneiras de Usar as Cores a Seu Favor


Pouca gente sabe ou se dá conta do poder e a influência que as cores têm em nossas vidas. Fugindo um pouco do assunto Imagem e Moda, posso te contar por exemplo, que os carros pratas, cinzas e pretos são mais caros do que os brancos ou coloridos, não só pelo tipo de pintura, mas também porque são cores que têm maior aceitação e demanda. Você sabia?


Pois bem, saiba que as cores influenciam e muito em diversas áreas de nossas vidas. Existem especialistas sobre o assunto no design, arquitetura, publicidade, moda, estética, naturologia, e tantos outros ramos e profissionais.


Agora voltando para o meu ramo, quando o assunto é imagem e marketing pessoal, as cores são fator de extrema relevância também. Na construção de imagens assertivas, que é um dos meus assuntos favoritos para pesquisar, escrever e trabalhar, é possível afirmar que a cor é o elemento que causa maior impacto no seu visual.


Através de pesquisas, é possível afirmar que a cor é o primeiro elemento a ser notado no visual de uma pessoa, você sabia? Ela desempenha um papel crítico na formação da imagem pessoal e profissional, afetando a percepção que os outros têm pelas cores que avistam e como as interpretam, gerando maior ou menor valor, respeito ou a falta del, confiança, ou desconfiança, insegurança e tantas outras sensações que as cores causam em no cérebro. Os estudos destes efeitos é chamado de Psicologia das Cores.


Agora que você já entendeu de maneira breve e objetiva a importância do assunto, sabe como é fundamental alinhar as cores da sua imagem, pois compreende a influência que as elas têm na tomada de decisão das pessoas. E pensando um pouco mais além, entende que isto afeta diretamente não só na sua imagem, mas também o seu negócio ou produto.


Pesquisa sobre o comportamento de compra

Tá, mas e se eu não tenho um produto e sim um serviço? Se você não tem um produto e vende um serviço, deve se atentar ainda mais:


Não se esqueça que um dos fundamentos do marketing pessoal é compreende que você é o seu principal cartão de visitas! E como eu sempre digo, é isso que faz o seu cliente escolher entre você e o seu concorrente.


Outro efeito muito poderoso que as cores têm, é quando refletem em nosso rosto, por isso podem deixar uma pessoa completamente descansada e saudável, com cara de abatida, doente ou com olheiras profundas por exemplo. Já as cores corretas, amenizam estes traços e sinais, e proporcionam maior harmonia para quem as observa.


A escolha da sua roupa, seus acessórios, sua maquiagem e até os tons de cabelo, nas cores ideais para sua beleza natural, provocam esta sensação visual de harmonia, bem estar e até mesmo rejuvenescedora.


É possível economizar uma bela quantia de dinheiro com maquiagem, cosméticos e aplicações dermatológicas, pois quando usamos as cores ideais, elas atenuam sinais de expressão e ainda deixam a pele com aquele aspecto de saudável.


Então vamos ao que interessa, pois te prometi que te ensinaria duas maneiras de usar as cores a seu favor. E aí vão elas:


1

A primeira maneira de usar as cores a seu favor é chamada de Análise de Coloração Pessoal, foi a citada por último aqui neste artigo. É um serviço que deve ser feito de maneira presencial, por um profissional especializado em análise cromática.


Conhecendo suas melhores cores

Neste serviço, nós analisamos, através de testes com tecidos, quais são as cores, os tons, a profundidade e uma série de outros fatores das cores que harmonizam melhor com a sua beleza natural e que te favorecem.

Aí chegamos em um conjunto de cores e tons na medida certa para você. Este conjunto é chamado de Cartela de Coloração Pessoal e uma vez que você tem a sua, pode aplicar corrigindo a cor ideal para suas roupas, maquiagem, acessórios, cabelos e até o pigmento da sobrancelha. Quando usamos nossas cores e tons harmônicos, temos os efeitos "mágicos" citados nos parágrafos acima.

Mas atenção, este serviço precisa ser feito de maneira presencial, pois o consultor precisa olhar a reação dos tecidos em sua pele e estas alterações variam de um monitor para outro. Já adianto aqui que é bem difícil que você saiba qual é a sua cartela através de testes online, questionários ou por foto, não caia nestas propostas pois normalmente elas não funcionam, a menos que sejam gratuitos e você queira fazer por curiosidade, ok?


DICA: Na hora de contratar o serviço na sua cidade, pesquise e busque boas referências do profissional antes de fazê-lo. Qual é a sua escola de formação e quais são os métodos que utiliza. Estas são ótimas perguntas para mostrar que você está buscando um trabalho sério e de confiança pois normalmente o investimento é alto, mas muito válido pois provavelmente você o fará apenas uma vez na vida e eu recomendo!


Simulação da cor que envolve a beleza natural da Atriz Cameron dias (azul) e outra que não (preta).

2

A segunda maneira de usar as cores a seu favor, é chama de Psicologia das Cores, citada nos primeiros parágrafos deste artigo, que são estudos que apontam como o nosso cérebro interpreta e reage de acordo com os estímulos das cores que recebe, ele não tem relação com a Análise Cromática ou a Cartela de Coloração Pessoal.


A Psicologia das Cores pode ser utilizada para quem não deseja ficar atrelado a uma cartela específica, mas sim causar efeitos pontuais através do seu visual, passando mensagens através das cores escolhidas, sem maiores preocupações do resultado em sua pele, se suas imperfeições ou se sinais de expressão serão revelados ou não.


Por outro lado, caso você já tenha a sua cartela de coloração pessoal e sabe quais são as cores e tons que te favorecem, pode escolher dentro destas, as ideais para se comunicar com as pessoas com quem você deseja se envolver, ser escutado, ser respeitado, ser visto com outros olhos ou qualquer outra mensagem que você almeja passar.


Lembrando que as cores geram sensações e constroem mensagens específicas, alguns exemplos: poder, confiança, credibilidade, tranquilidade, solidez, criatividade, inovação, etc.

Parece complexo? Um pouco. Mas depois que você entende o significado de cada uma, começa a ficar mais simples de utilizá-las.


Uma cor quente por exemplo, dá mais estímulos ao nosso cérebro, aumentando a pressão sanguínea, a respiração, as batidas do coração e por consequência o pulso.

Já uma cor fria, traz maior sensação de calma e bem estar, normalmente acalmando a mente e por consequência o corpo.


Agora que eu te contei alguns bons motivos para gostar do assunto CORES, considere adicionar mais pigmentos a sua vida, planeje sua imagem e espalhe suas mensagens.

Eleja uma técnica por vez, e vá aplicando.

Faça testes, observe os efeitos e repita os melhores, sempre que desejar impactar, se conectar.


Lembrando pontos importantes deste post:


  • A cor é o maior elemento de impacto visual e a primeira coisa que alguém nota na sua imagem;

  • A sua imagem está diretamente ligada ao seu produto/serviço. Não esqueça de planejar e investir nela também;

  • A cor correta te faz poupar tempo (quando já sabemos o que fica melhor para nós, não precisamos ficar trocando tanto de roupa até encontrar a melhor);

  • Poupar dinheiro (peças com cores que compramos e não te favorecem vão ficar paradas, de nada adianta aplicações, cremes e maquiagem, quando estamos com a cor errada, um tem que trabalhar em conjunto com o outro. Lembre-se disso);

  • As cores provocam reações que podem ser positivas ou negativas para quem as vê;

  • Escolha suas cores de acordo com a sua mensagem e não com o seu humor.


Para saber mais informações sobre o serviço de Análise de Coloração Pessoal ou agendar o serviço presencial, acesse este link.


Se você quer saber mais sobre os efeitos e sensações das cores, te convido a fazer o download do meu e-book gratuito, O Poder das Cores, é um material muito rico onde você encontrará informações sobre cada uma das cores mais usadas do nosso dia-a-dia, além de aprender como combiná-las de maneira harmônica. Acesse aqui para fazer o download ou mande um e-mail solicitando o material.


Já conhece e já aplicou algum destes? Fique à vontade para comentar aqui também!


Bons estudos e boa pintura!

Um beijo e até a próxima,


Marcela

0 visualização

+55 48 999117262

©2019 by Marcela Baldissera Moda. Proudly created with Wix.com