top of page

1 Verdade e 6 Perguntas-Chave Sobre Desapego

A verdade é que para algumas pessoas essa é decididamente a parte mais difícil quando o assunto é mudança, reorganização ou limpeza.





Aqui em casa, nesses dias de quarentena, temos feito muitos desapegos em diversos cômodos, até as crianças entraram na onda, que passou desde a cozinha, biblioteca até ao meu querido Closet.


É impressionante a quantidade de coisas que vamos acumulando ao longo dos anos. Esses dias ainda coloquei no meu Instagram um post com as coisas que mais acumulamos segundo Marie Kondo (veja o post aqui). Cosméticos, souvenirs, livros, revistas de avião...


Itens com prazo de validade pra lá de expirados, roupas, calçados e acessórios que estão se desintegrando pela baixa qualidade do material ou a má conservação, são os primeiros a serem descartados e esse desapego não dói. Siimmm, dá dó porquê você esqueceu de usar aquele creminho ou aquele ingrediente especial que comprou em um mercado local quando viajou há 5 anos, mas não dá pra ficar, não dá pra usar, não dá pra doar, então só resta uma alternativa: tem que descartar.


Outras coisas, que mesmo assim já não fazem mais qualquer sentido para nós, para o nosso estilo de vida ou estão em uma quantidade múltipla infinitamente maior do que o volume da casa também podem ser um desapego fácil, afinal, quem precisa de 3 medidores de macarrão? E quantas vezes você lembrou de usar o seu?

Tem certeza que precisa guardar 2 cachecóis iguais? 2 coletes muito parecidos ou 2 saias com o mesmo modelo e a mesma cor?



Pensando nisso, vou te dar 6 perguntas-chave que são infalíveis para te ajudar nessa questão e 1 verdade. Você pode aplicar tanto na construção do seu closet funcional, quanto em qualquer outro cômodo.


(para entender mais sobre Closet Funcional veja esse post.)


6 Perguntas para você


1 Eu usei isso nos últimos 12 meses?

Se você tem algo que não usou nos últimos 12 meses, provavelmente as chances são enormes de que você não usará nos próximos 12, 24, 36... Ou seja, ele não é mais útil para você, pode até ter sido muito útil um dia, hoje não mais. Tá na dúvida? Prova. Ao provar a pessoa mesmo já sabe que não rola, não serve, desencana. Ou no caso de um objeto, tente utilizá-lo na semana do descarte. Se não "colou", não vai mais "colar"....


O mesmo vale para itens que estão quebrados ou estragados há muito tempo. Provavelmente nem você nem ninguém irá consertar e muitas vezes já nem existe mais conserto (caso muito comum dos eletrônicos).

Claro que existem POUCAS exceções a esta regra como por exemplo um casaco de inverno mais grosso que você guarda para momentos de frio rigoroso. Mas via de regra, deixe a pergunta guiar você durante o processo de desapego.


2 Eu compraria isso hoje?

Seja sincero (a). As vezes a gente olha pra peça, olha de novo e nem sabe por que motivo comprou ou já não se vê mais usando hoje. Imagine que você está passando pela vitrine de uma loja e vê o item. Compraria? Caso a resposta seja NÃO. Não faz sentido algum manter.

Sabe aquela super máquina de fazer sucos que você comprou na onda dos sucos naturais, usou 1 semana e percebeu que dá muito trabalho montar, desmontar e limpar. Você gastaria dinheiro com isso hoje?


Planejar compras também é uma ótima ideia para quem tem tendência a não resistir a promoções e acaba comprando itens "só porque estavam muito baratos", mas que provavelmente nunca irão usar ou muito pouco.


Quando você namora um item, planeja, vê possíveis locais que você o encontra para comprar, compara preços, a compra fica mais racional, desta maneira consegue ver o real propósito de usar aquilo e como aquele item vai impactar ou beneficiar a sua vida evitando as famosas compras por impulso.


3 Só não me livrei disso ainda porque não quero jogar meu dinheiro fora?


Comprou, gastou, não usou, acumulou e agora quer dar uma de orgulhosa (o) e falar que gastou a maior grana, pagou em 10x no cartão e toda vez que você pensa em se desfazer dele lembra das prestações, bate o peso na consciência e por isso ainda não se livrou, afinal de contas, estaria jogando dinheiro fora?


Mude sua maneira de pensar, pense que é dinheiro parado e que hoje é possível vender o item por um preço razoável em um grupo de amigos ou até mesmo na internet. Não se apegue ao valor que pagou, é claro que não vai ter todo o dinheiro de volta, mas você se desapega de algo, ganha um troco, mais espaço e ainda fica com a consciência tranquila de que o item poderá ser útil para outra pessoa.


No caso de roupas existe a possibilidade ainda de doar ou repassar aquelas que você tem mais "dó", para parentes a amigos próximos que você sabe que podem estar precisando, ficarão super contentes com o seu gesto e ainda cuidarão bem do item. Isso não quer dizer que alguém que receba uma doação também não o faça, mas é outra opção.


4 Tenho itens semelhantes que servem para o mesmo propósito?


Quantos medidores de macarrão você precisa mesmo? Um jogo de funil do PPP ao GGG?

Claro que quando entramos no assunto closet o mesmo não se aplica, uma pessoa precisa de uma calça jeans e também de uma de couro por exemplo. O que não faz sentido é ter 3, 4, 5 calças iguais, vestidos iguais, blazers iguais.

Mas quer ver um caso muito comum que encontramos quando fazemos a arrumação? "Roupas de ficar em casa", tem gente que faz uma coleção separada só com as roupas de ficar em casa. Precisa mesmo?


"Livre-se do repetido e abra espaço para o inédito"


5 Tenho um plano realista para usar isso?


Se eu pudesse te apontar cientificamente de onde vem o apego, eu diria que ele vem do nosso lado emocional. Ter um plano realista é uma excelente maneira de combater o lado emocional, que ficou por todos esses anos falando mais alto e mantendo itens parados dentro de casa.


Muitas vezes a gente se engana pra não se desfazer de algo. Mas se eu e você formos realistas, ambos sabemos que você não vai mais usar aquilo. Você pretende mesmo, de verdade usar?


É o que acontece com quem guarda roupas para o dia que emagrecer:

1) Você não sabe quanto tempo isso vai levar. Fez o plano realista para emagrecer? Ótimo, se não fez, pode durar anos e sabe o que acontece, você mudou!

2) Quando perder os quilos indesejados, de presente que tal se dar roupas novas por ter conquistado sua meta? Parabéns!!!


6 Na minha casa tem espaço para isso?


Muita coisa ocupa espaço físico e energético na nossa casa. Além de nos trazer sensações ruins, como por exemplo aquela calça que você não consegue entrar por conta dos malditos quilos que ganhou. Ou quem sabe o super processador que ocupa 50% do seu armário e no mesmo espaço você poderia ter um liquidificador e uma batedeira?


Antes de pensar em levar um novo item para casa, seu closet ou sua vida, pense se aquele item tem espaço na sua casa. Dê uma olhada no que você já tem. É possível retirar alguma coisa?


Essa é uma técnica que gosto de utilizar e que ajuda muito quem tem certa propensão a acumular:


Para cada coisa nova que entrar, uma antiga tem que sair



Por fim, a verdade que você pode aplicar para qualquer uma das perguntas acima.


Se não for um sim convicto, provavelmente é um não.



Preste atenção no seu espaço, sua casa, seu closet, o que está atrapalhando a harmonia ali dentro? Livre-se do que não te serve mais e não faz mais sentido estar ali.

Falo muito sobre isso no meu trabalho de closet funcional, o cômodo precisa ser inteligente. Se você para, trava, aquilo te atrapalha, tem algo errado, que precisa ser olhado.


Faça jus aos inventores de cada um dos itens que possui.

Um livro foi feito para ser lido, uma roupa foi feita para ser usada. Se ela não está cumprindo seu propósito, ela já não tem mais utilidade para você. Passe adiante.


Espero que estas perguntas tenham te ajudado!

Eu acredito muito na troca de energias e circulação, eu te ajudando aqui, provavelmente você irá ajudar alguém com os seus desapegos aí e assim vamos seguindo, até que esse círculo se complete e mantenha-se em constante movimento.



Até a próxima e bom desapego!


Mais sobre closet funcional você encontra nos posts anteriores e na aba downloads recebe um e-book gratuito.



128 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page