Closet Funcional - Entenda o que é e porque você precisa ter o seu!

Para quem sonha em ter uma vida mais prática e dinâmica, leve em consideração que você deve aplicar isso ao seu closet também. Estima-se que uma pessoa pode perder até 1h30 de todo o seu dia no ato de vestir roupas.

Já pensou o que você pode fazer com a nova possibilidade de 1h30 livre no seu dia? Agora faça a conta das semanas e dos meses, são infinitas possibilidades!


O sonho de consumo, que antigamente era o de ter um closet enorme, maior do que muitos cômodos de uma residência dos dias atuais mudou. Hoje esta realidade já não faz mais parte da realidade de grande maioria das pessoas.


O estilo de vida nos demanda mais tempo, velocidade, praticidade... Os apartamentos estão cada vez menores assim como os armários. Portanto, os sonhos e ideais do closet hoje são outros:


Pressa, desorganização, procura a roupa aqui, procura a roupa ali;
Insegurança no vestir, prova roupa, tira roupa. E agora, que roupa ir? Vou com a mesma de sempre.
E quem nunca parou na frente do armário cheio de roupas, olhou e pensou desesperadoramente: eu não tenho roupa para usar!

Ter um espaço organizado e dinâmico, saber fazer bom proveito de tudo o que temos, se sentir confortável e segura (o) com a escolha da sua roupa, são fatores muito mais relevantes do que ter espaços enormes com prateleiras abarrotadas.

Não perder tempo buscando dentro do nosso closet nossas próprias roupas, provando e tirando e depois guardando é essencial, afinal temos tantas atividades que faltam horas no nosso dia, não é mesmo? E nada como planejar na roupa e acertar na escolha.


Em resumo, posso te afirmar que poupar tempo, fazer escolhas assertivas e o bom uso do seu dinheiro são os melhores argumentos para te convencer a conhecer um pouco mais desse método de organização chamado Closet Funcional.


ENTENDA A DIFERENÇA

Em primeiro lugar, você precisa entender que existe uma diferença entre CLOSET CÁPSULA e CLOSET FUNCIONAL.


Closet Cápsula, que muito se fala hoje, é um estilo de closet minimalista no qual você tem um número reduzido de peças, como por exemplo 15 ou 20, faz inúmeras combinações entre elas. As vezes define-se uma cartela de cores e o que não está dentro dela é eliminado.

Modelo de Closet Cápsula

Closet Funcional, este é um formato de closet dinâmico, que não necessariamente tem uma quantidade limitada de roupas ou uma cartela específica. O que ele propõe é apenas a organização do seu closet, de maneira a dar mais praticidade a sua vida, aumentando seu tempo e suas possibilidades. Uma coisa é certa, você também vai precisar eliminar o que já não faz mais sentido para você para ganhar movimento.

Um closet funcional te dá organização e praticidade


RECONECTANDO

Não só as estações mudam, nossa vida também. Não adianta guardar ali roupas que você amava e usava na sua época da juventude. Ninguém fica parado no tempo, mesmo que aquele tempo tenha sido seu auge e você ainda guarda estas roupas que um dia já ficaram lindas em você, mas quer mais uma notícia?

Mesmo que o seu peso ainda se mantenha, sua composição corporal mudou.

Então aí vai uma dica minha para você - Permanece no auge quem está sempre buscando novas maneiras de evoluir e se reinventando.


O mundo dá voltas e estamos em constante movimento não é mesmo? Pois o seu closet também deve estar.

Seja em um novo momento profissional, a chegada de um filho, uma mudança de endereço, ou até mesmo uma nova versão da sua imagem que você deseja construir.

São diversos os fatores que fazem você mudar e o seu closet precisa acompanhar estas transformações também.


COMO FUNCIONA

O processo de organização é feito na seguinte ordem:

Primeiro é feita a conexão e a atualização. Isso vai te ajudar inclusive a desapegar de muitas peças que estão paradas e entender porquê nunca conseguiu usar outras.


Em seguida você vai para o processo de limpeza e descarte, citado acima.

Existem alguns truques e métodos para fazer esse processo e não correr o risco de não conseguir desapegar ou eliminar e depois ficar tentada (o) a colocar as peças novamente para de volta ao seu armário.




Por fim é feita a parte de organização, para que o seu closet ganhe movimento e você