Figurino Para o Projeto Cartas de Amor Aos Diferentes

Esta semana concretizamos um projeto que foi proposto pela artista e mestre em Psicanálise Taoana A. Padilha.


Sua principal característica de trabalho é desenvolver interações entre a arte e a psicanálise. O projeto também contou com a expertise de execução da estilista de alta costura, Luana Rita.


A performance, aconteceu na 3a edição (2018) do EFA: A urgência da arte/ Encontro entre Filosofia e Arte - proposta por Taoana e que foi aprovada pela comissão, intitulado "Cartas de Amor aos Diferentes", Taoana estaria em um palco, disponível para escrever cartas de amor a quem contasse um pouco mais de sua história e foi pensando nessa atmosfera que o nosso projeto se iniciou.


Foram mais de 2 meses entre pesquisas de referências, materiais, aplicação e estamparia, provas e ajustes, até o dia da performance, que aconteceu no dia 29 de Agosto de 2018.


Quando a Taoana me procurou, sua preocupação era a de fazer um figurino de baixo impacto ambiental e simples, pois seria uma performance rápida. Ainda assim, seu desejo era de criar um figurino expressivo, sem esquecer da questão da sustentabilidade por sua curta duração. Por este motivo buscamos materiais sustentáveis, reciclados ou orgânicos.


Ao fim de pesquisas, testes e provas, propus a criação de uma saia de tecido, em algodão cru, sem lavagem, cortado em lâminas que imitavam folhas de papel, na qual poderíamos imprimir textos dando alusão a referência inicial e ponto de partida para nossa inspiração. Pois guardar a criação também era uma das vontade de Taoana. E, no caso do papel, sua conservação ficaria mais comprometida.


A seguir, você confere um pouco mais do nosso processo de criação e produção, bem como o resultado final do trabalho.


Inspirações



Processo de Criação


Da Esquerda para a direita de cima para baixo:

1 - Com armação ou sem? De papel ou te tecido? Ficou claro que a armação seria incomoda para uma performance sentada. Optamos por eliminar a armação...

2 - Fazendo a prova dos tamanhos e o cálculo da quantidade folhas necessárias para a saia;

3 - Após as definições, Taoana selecionou 5 cartas: Julieta, Sigmund Freud, Jimi Hendrix, Frida Khalo e uma de autoria própria. Cartas selecionadas, é hora de estampar.

4 - Páginas prontas, é hora de distribuir as folhas e montar a saia.




Resultado Final




Depoimento completo de Taoana

"Desde que compartilhei a ideia de criar um figurino para a performance que eu havia criado a Marcela entrou de cabeça no projeto comigo. Depois de muitas trocas, ela soube materializar o que estávamos sonhando juntas: uma saia que representasse a alma da performance e que fosse ao mesmo tempo simples e poética.
Logo ela pensou na Luana, que seria a pessoa perfeita para nos ajudar a fazer a saia ser real. Ela conhece as pessoas certas para cada etapa do processo. Foi maravilhoso trabalhar com uma pessoa tão sensível, que capta o que você está querendo dizer, mesmo quando as palavras não são o suficiente! Uma profissional competente e atenciosa do começo ao fim do processo."

Obrigada Taoana,

Foi um grande prazer sonhar e concretizar junto com você!



17 visualizações

+55 48 999117262

©2019 by Marcela Baldissera Moda. Proudly created with Wix.com