top of page

Os 5 Melhores Tecidos Para Usar no Verão

Atualizado: 9 de out. de 2023

Com as altas temperaturas do verão, muitas vezes acabamos recorrendo as roupas mais curtas para amenizar os efeitos da sensação no corpo.

Mas, saiba que esta não é a melhor forma de deixar de sentir calor, isso porquê, quando deixamos a pele desprotegida, o sol incide sobre ela de uma maneira mais forte, castigando-a ainda mais.

Além deste fator, é preciso levar em consideração que roupa curta nem sempre é uma opção para todos - dependendo se você está em um ambiente de trabalho, um ambiente formal, levando em consideração as atividades do seu dia e até mesmo o seu estilo de vida, a roupa curta não fará parte dele.

Rolo de tecidos de linho

Um segredo que é possível e acessível a todos é investir nos tecidos certos para o verão - quando digo certo, digo tecidos que possuem fibras naturais e permitem que o corpo respire, fazendo a troca de temperatura de uma maneira natural com o ambiente e evitando que o suor mantenha-se na pele.

Como o tecido sintético não deixa a pele respirar, é comum passar o dia com o corpo superaquecido, a roupa encharcada, e dependendo da fibra, o cheiro pode até impregnar, o que muitas vezes inviabiliza seu uso.

Além disso, o suor na pele causa a proliferação de bactérias na pele, o que pode ser prejudicial a saúde.


Interessante não é mesmo?

Então se você quer dicas de como mudar a situação, o que mais deve levar em consideração é a escolha do tecido e não do comprimento da peça em si.

E onde você encontra essa informação preciosa? Na etiqueta. Muitas vezes a peça pode te enganar, no sentido de que, parece muito um tecido, mas não é, portanto, antes de comprar, não esqueça de conferir a etiqueta.


Agora que você já sabe onde encontrar esta info preciosa, confira aqui os 4 tecidos ideais de verão, alguns clássicos e atemporais que você pode investir e ter por toda uma vida. Além de outro, menos conhecido, mas bom também!


1 LINHO


Este é o tecido natural mais antigo do qual se tem história (há registros de 8.000 a.C.), o linho é um tecido natural feito com uma planta que leva o mesmo nome.

Quanto mais puro, mais fresco e mais caro, porém mais amassado ele fica, o que para alguns (incluindo para mim) ainda o deixa chic.


A maior parte da sua produção é feita na Europa, por este motivo o tecido chega para nós com um valor elevado. Mesmo assim, ainda o considero um bom investimento para o verão pois o linho está entre aquelas peças "atemporais", que não saem nunca de moda.


E caso você queira alguma informação de moda, muitas marcas estão investindo em modelagens diferentes, modernas e ultra femininas.


Algumas composições hoje levam viscose, o que deixa a peça com valor mais acessível e menos amassada, ainda assim permitindo que o corpo respire. Vai do seu gosto e do seu bolso.


2 SEDA


Assim como o linho, está entre os tecidos mais antigos que se tem história, porém este, tem sua origem no Oriente, e envolve muitas lendas.


A Seda também é uma fibra natural, de origem animal, originária do Bombyx mori (bicho-da-seda) e pode inclusive ser utilizada como matéria prima para a fabricação de outros tecidos.


Normalmente suas peças possuem um caimento muito leve, com toque macio na pele, são esvoaçantes, além de extremamente delicados e muitas vezes, apesar de serem peças longas, como saias, vestidos e kimonos, continuam sendo frescas.

Com o seu processo de fabricação complexo, acaba sendo usada em itens considerados menos casuais, mais nobres, tudo isso agrega muito valor e também eleva o preço final das peças, porém são peças que duram uma vida toda quando bem cuidadas.


Atenção para as misturas e as variáveis artificiais que não valem aqui, para amenizar o calor.


3. ALGODÃO

Outra fibra natural, que também faz parte da matéria prima de muitos outros tecidos é esta. O algodão é uma excelente opção de tecido para o verão, de toque macio na pele e que também permite a respiração e transpiração do corpo, evitando o acúmulo de suor na pele, e o seu aquecimento, causando aquela sensação máxima de calor.


A vantagem é que as peças de algodão possuem um preço muito mais acessível do que outras mencionadas acima como o linho e a seda, então não tem mais desculpa de que vai pesar no bolso pra não passar calor.


Algumas pessoas possuem preconceito na hora em que se fala de algodão como alternativa por pensar que só é possível encontrar a fibra em composições básicas como de camisetas. Mas a verdade é que existe muita gente criativa trabalhando com o algodão hoje, que conseguem fazer peças charmosas e bem feitas com a matéria-prima, você pode se surpreender.




4. TENCEL/LIOCEL



Este é o tecido curioso do qual falei no início da postagem.


Pouco conhecido porém bem interessante, o Tencel ou Liocel é originado a partir da polpa da célula de árvores e possui fibras naturais que permitem que o corpo respire e transpire.

Ele é agradável a pele como o algodão, tem o toque da seda, um caimento fluído das fibras de celulose além de um leve brilho.


Se gostou da proposta, faça uma busca e invista em uma peça com este tecido. Entre as marcas nacionais que usam o tecido, podemos citar a Amaro, Lelis Blanc, Mob e Colcci. No exterior você encontra peças na Honest Company.



5. VISCOSE



A viscose não é bem vista por quem defende a moda sustentável, mas este não é o objetivo da postagem, portanto não estou defendendo ou condenando seu uso, apenas apontando com uma alternativa para a estação de verão, vai da sua consciência usá-la ou não.


É importante falar que apesar de ser uma fibra artificial, a viscose usa como base a celulose.

Quando a composição é pura, normalmente as peças são bem leves, fluídas e fresquinhas, perfeitas para o verão.


A única desvantagem é que ela amassa e pode encolher, então é preciso seguir as orientações e cuidados da etiqueta.


A viscose normalmente é usada para fazer roupas casuais, como blusinhas e vestidinhos então dependendo da ocasião, você pode escolher uma peça de linho, seda, algodão, tencel ou esta última que aqui está listada. Escolha a ocasião e defina o tecido, tem para todos os momentos do seu verão.



Agora que você já conhece os melhores tecidos para o verão. Me conta qual é o seu favorito e também quero saber se você já conhecia o Tencel?

Deixe aqui seus comentários e compartilhe suas dicas para amenizar o calor.




18.957 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page