Turbine sua Marca Pessoal com 15 Dicas Para Construir uma Presença de Destaque no Linkedin
No primeiro post da série Linkedin falei sobre a importância das redes sociais e de você ter uma boa foto de apresentação do seu perfil.
Hoje, vou te dar mais algumas dicas para que você possa construir uma presença forte nas redes sociais e turbinar sua imagem e marca pessoal.
1 - Foto de Capa também Comunica

Assim como o Facebook e o Twitter, você tem a possibilidade de colocar uma imagem de capa no seu perfil e tornar a sua página no LinkedIn mais atrativa aos visitantes.
Por isso, use com sabedoria esse recurso. Ele tem o objetivo de melhorar a sua comunicação, e pode despertar a curiosidade das pessoas que vão visitar o seu perfil no LinkedIn.
Uma dica é postar imagens que retratem os seus valores, tenham relação com você ou mostrem qual é a sua postura profissional. Nesse momento, deixe a criatividade fluir e faça uma boa escolha.
Lembre-se que essa imagem precisa medir 1400×425 pixels e ser menor do que 4MB.
2 - Capriche no resumo
Nessa seção, você tem a oportunidade de se descrever em 2 mil caracteres. Assim, apresente para o mundo como você espera que as pessoas te vejam. Para utilizá-lo da melhor maneira possível, siga este roteiro:
apresente-se;
fale sobre seus interesses profissionais;
defina sua área de atuação;
fale o que te motiva;
inclua informações de contato.
3 - Faça bom uso de palavras-chave
Como você já deve saber, o LinkedIn conta com um grande número de usuários espalhados pelo mundo todo. Então, como você conseguirá se destacar no meio de tantos profissionais?
Uma dica é fazer o uso de palavras-chave, tanto no seu resumo como no seu título profissional. Assim, as suas chances de ser encontrado por quem tem interesse no seu perfil são maiores.
Para escolher a palavra-chave mais apropriada, pense no seu ramo de atuação e no que as pessoas interessadas buscariam. Isso vai variar de acordo com a sua área de atuação e função.
4 - Capriche na sua experiência profissional

Na hora de criar o coração do seu perfil, não meça esforços para torná-lo o mais completo possível. Priorize resultados ao longo de sua trajetória.
No campo de experiências, não há necessidade de listar cada trabalho que fez, mas é importante manter um histórico do que foi relevante e trouxe resultado. Oferecer detalhes pode ajudar a conquistar a atenção de quem o busca.
5 - Solicite recomendações

No LinkedIn, as recomendações que suas conexões enviam sobre você são extremamente valiosas. As recomendações funcionam como uma referência da qualidade do seu trabalho.
Recomendar colegas é uma maneira de conseguir recomendações, invista um tempinho nisso.
6 - Liste suas habilidades
Utilize a aba de habilidades a seu favor. Liste pelo menos 5 delas em seu perfil e deixe que suas conexões te avaliem. Assim como as recomendações, você não poderá se avaliar, apenas criar a lista.
Para ganhar pontos em suas habilidades, utilize uma estratégia semelhante à utilizada para garimpar novas recomendações. Visite diversos perfis e comece a listar as principais habilidades de seus conhecidos que sejam verdadeiras. Nessa aba, o LinkedIn também permite que você crie uma habilidade para um contato, caso ele ainda não a tenha listada.
A seção de habilidades é extremamente relevante para o seu perfil, então não a deixe em branco. Ao mesmo tempo, não inclua quaisquer informações apenas para preencher espaço.
7 - Siga empresas e faça parte de grupos

Para manter-se ativo no LinkedIn é imprescindível fazer parte de grupos sobre assuntos que sejam pertinentes à sua atuação. Assim, participe de discussões construtivas sobre temas que você conheça e que despertem o seu interesse.
Esse tipo de conversa te auxiliará a ganhar visibilidade, além de ajudá-lo a se posicionar perante outros profissionais da área.
Outra dica para ficar atualizado no que acontece no mercado é seguir o perfil de algumas empresas que sejam referência em seu segmento.
8 - Não participe de discussões desnecessárias
Como já vimos, participar de discussões construtivas, ou seja, em que diferentes pessoas apresentam de modo saudável opiniões distintas de um assunto profissional, ajuda você a ganhar visibilidade no LinkedIn.
Por outro lado, se envolver em discussões desnecessárias, como brigar por causa de política, tentar obrigar outras pessoas a aceitarem a sua opinião como a certa ou simplesmente ficar batendo boca sem respeitar os outros membros do grupo, prejudica, e muito, a sua imagem.
Além de ser uma situação muito chata, as pessoas verão você como inconveniente, e isso pode afetar novas oportunidades de networking.
Em resumo: seja participativo, mas tome cuidado com a imagem que vai passar a outras pessoas.
9 - Novas Conexões, por que não?

Diferentemente do que algumas pessoas podem pensar, você não precisa conhecer alguém para querer que ela faça parte de sua rede de conexões. Como dito, adicionar pessoas que trabalham na mesma área que você é uma ótima maneira de fazer networking.
Quando for solicitar uma nova conexão, certifique-se de se apresentar devidamente e deixar claro por que você deseja fazer parte da rede de contatos da pessoa.