Turbine sua Marca Pessoal com 15 Dicas Para Construir uma Presença de Destaque no Linkedin



No primeiro post da série Linkedin falei sobre a importância das redes sociais e de você ter uma boa foto de apresentação do seu perfil.


Hoje, vou te dar mais algumas dicas para que você possa construir uma presença forte nas redes sociais e turbinar sua imagem e marca pessoal.


1 - Foto de Capa também Comunica


Assim como o Facebook e o Twitter, você tem a possibilidade de colocar uma imagem de capa no seu perfil e tornar a sua página no LinkedIn mais atrativa aos visitantes.

Por isso, use com sabedoria esse recurso. Ele tem o objetivo de melhorar a sua comunicação, e pode despertar a curiosidade das pessoas que vão visitar o seu perfil no LinkedIn.

Uma dica é postar imagens que retratem os seus valores, tenham relação com você ou mostrem qual é a sua postura profissional. Nesse momento, deixe a criatividade fluir e faça uma boa escolha.

Lembre-se que essa imagem precisa medir 1400×425 pixels e ser menor do que 4MB.


2 - Capriche no resumo


Nessa seção, você tem a oportunidade de se descrever em 2 mil caracteres. Assim, apresente para o mundo como você espera que as pessoas te vejam. Para utilizá-lo da melhor maneira possível, siga este roteiro:

  • apresente-se;

  • fale sobre seus interesses profissionais;

  • defina sua área de atuação;

  • fale o que te motiva;

  • inclua informações de contato.


3 - Faça bom uso de palavras-chave


Como você já deve saber, o LinkedIn conta com um grande número de usuários espalhados pelo mundo todo. Então, como você conseguirá se destacar no meio de tantos profissionais?

Uma dica é fazer o uso de palavras-chave, tanto no seu resumo como no seu título profissional. Assim, as suas chances de ser encontrado por quem tem interesse no seu perfil são maiores.

Para escolher a palavra-chave mais apropriada, pense no seu ramo de atuação e no que as pessoas interessadas buscariam. Isso vai variar de acordo com a sua área de atuação e função.


4 - Capriche na sua experiência profissional


Na hora de criar o coração do seu perfil, não meça esforços para torná-lo o mais completo possível. Priorize resultados ao longo de sua trajetória.

No campo de experiências, não há necessidade de listar cada trabalho que fez, mas é importante manter um histórico do que foi relevante e trouxe resultado. Oferecer detalhes pode ajudar a conquistar a atenção de quem o busca.


5 - Solicite recomendações


No LinkedIn, as recomendações que suas conexões enviam sobre você são extremamente valiosas. As recomendações funcionam como uma referência da qualidade do seu trabalho.

Recomendar colegas é uma maneira de conseguir recomendações, invista um tempinho nisso.



6 - Liste suas habilidades


Utilize a aba de habilidades a seu favor. Liste pelo menos 5 delas em seu perfil e deixe que suas conexões te avaliem. Assim como as recomendações, você não poderá se avaliar, apenas criar a lista.

Para ganhar pontos em suas habilidades, utilize uma estratégia semelhante à utilizada para garimpar novas recomendações. Visite diversos perfis e comece a listar as principais habilidades de seus conhecidos que sejam verdadeiras. Nessa aba, o LinkedIn também permite que você crie uma habilidade para um contato, caso ele ainda não a tenha listada.

A seção de habilidades é extremamente relevante para o seu perfil, então não a deixe em branco. Ao mesmo tempo, não inclua quaisquer informações apenas para preencher espaço.


7 - Siga empresas e faça parte de grupos



Para manter-se ativo no LinkedIn é imprescindível fazer parte de grupos sobre assuntos que sejam pertinentes à sua atuação. Assim, participe de discussões construtivas sobre temas que você conheça e que despertem o seu interesse.

Esse tipo de conversa te auxiliará a ganhar visibilidade, além de ajudá-lo a se posicionar perante outros profissionais da área.

Outra dica para ficar atualizado no que acontece no mercado é seguir o perfil de algumas empresas que sejam referência em seu segmento.


8 - Não participe de discussões desnecessárias


Como já vimos, participar de discussões construtivas, ou seja, em que diferentes pessoas apresentam de modo saudável opiniões distintas de um assunto profissional, ajuda você a ganhar visibilidade no LinkedIn.