top of page

Linkedin - Dicas Para Ter Sua Foto Profissional e Fortalecer Sua Presença na Rede Social

Atualizado: 18 de ago. de 2020

O Linkedin é mais um espaço na internet para você trabalhar o seu marketing pessoal, fazer novos contatos e até mesmo novas oportunidades de negócios.

São tantas pessoas, possibilidades e oportunidades reunidas em apenas um lugar que é um desperdício você não levar em consideração uma das redes sociais que mais crescem e o melhor, entrega conteúdos de maneira orgânica a todos (sem precisar impulsionar ou patrocinar), por enquanto...


Nele, você também pode adquirir novos conhecimentos (gosto muito de ler reviews da Harvard), conhecer bons profissionais que agregam valor ao seu trabalho e participar de discussões que o ajudarão a alavancar a sua carreira profissional.


Mas, a rede social é bem diferente das outras que estamos habituadas (os). Por este motivo, é importante observar alguns detalhes e o mais importante deles é sua APRESENTAÇÃO inicial ou PRIMEIRA IMPRESSÃO, por isso, dediquei o primeiro post inteiramente para te ajudar a construir a fazer uma FOTO ADEQUADA ao seu perfil.

Então preste atenção nestas dicas, papel e caneta na mão e em seguida, já executa enquanto as ideias estão frescas na sua cabeça.


Capriche na Foto


Independentemente de você ser tímido ou extrovertido é preciso ter clareza de que um perfil sem foto não é o mais atrativo. Perfis com foto tem 14 vezes mais chances de serem visualizados do que os que não possuem. Para isso, escolha um retrato que transmita simpatia e confiança.


Como citei anteriormente, essa é uma rede social diferente das outras. Por isso, na maioria das vezes, a foto que você usa no Instagram, WhatsApp, Twitter ou no Facebook não são adequadas para o seu perfil no LinkedIn pois normalmente são mais extrovertidas, casuais ou informais. Se este não for o seu caso, analise os fatores abaixo:


Para ter uma foto apropriada na sua página, procure uma imagem em que você tenha uma aparência profissional adequada e alinhada a mensagem que você deseja passar - alguns fatores importantes:


  • Escolha a roupa adequada para o trabalho que você executa ou gostaria e com o seu público ou o público com o qual você gostaria de se comunicar;

  • Pense no fundo e no cenário e evite excesso de informação;

  • Boa resolução (nítida) é fundamental - o tamanho recomendado da imagem é 400 x 400.

  • Elimine óculos escuros (mesmo se você for artista de Hollywood ou Astro do Rock);

  • Olhe para a frente da câmera (encare com segurança);

  • Sorria - mostre simpatia (pouca gente encara trabalho com alguém que não tenha uma aparência amistosa ou cara fechada);

  • Mantenha o mais simples possível (sem muita informação na imagem);

  • Se puder, contrate um profissional para fazer esta foto (veja mais informações nos nossos serviços de Fotos Profissionais através deste link);

  • Use luz natural;

  • Evite usar filtros, a não ser que estes são muito sutis; Já pensou na cara de surpresa quando você faz para alguém que não reconheceu por ter uma foto de perfil tão diferente quanto ela realmente é? Linkedin não é lugar de surpresas; Seja transparente.


Pense em qual impressão você quer passar para as pessoas que encontrarão o seu perfil?

Assim como tudo que será postado no LinkedIn, a sua foto tem o poder de mostrar que você é um(a) profissional de excelência, e não um(a) amador(a).


Além das minhas dicas, encontrei uma série de materiais que o próprio time do Linkedin fez para você e que vai de acordo com muitas das coisas que falei aqui. Então aí vai mais um material especial para você que eu traduzi para quem tem dificuldade com a língua Inglesa:


Como fazer a sua workselfie perfeita no LinkedIn (Foto: Divulgação/LinkedIn)

1 - Observe seu redor

Procure uma parede branca ou de cor única para fazer uma foto sem muitos elementos (Foto: Divulgação/LinkedIn)

Fotos com fundos limpos, como uma parede branca, por exemplo, costumam ser ideais, pois garantem que o foco fique somente em você (um ótimo profissional) e não no que está ao seu redor, no ambiente ou outros objetivos. Certifique-se que não tenham imagens, sinais ou pessoas ao fundo da sua foto.


2 - Use a luz natural

Use luz natural para sua foto pessoal ficar mais clara e sem muitas sombras (Foto: Divulgação/LinkedIn)

A luz natural do Sol é sua melhor amiga, então passe longe do flash e faça fotos logo pela manhã. Porém, lembre-se que ao mesmo tempo em que ela ajuda, também pode prejudicar: se a foto for tirada na luz direta do Sol forte a imagem pode ficar com sombras, desfavorecendo seu rosto. 

3 - Use a câmera certa

Use uma boa câmera para evitar que o resultado fique distante do desejado (Foto: Divulgação/LinkedIn)

Tanto as DSLRs quanto os celulares podem ser usados para a função. Porém, se você for utilizar a câmera do smartphone, certifique-se de que ela possua boa qualidade. Além disso, encontre um tripé (ou use algum apoio como uma mesa ou pilha de livros) para evitar que o braço esticado atrapalhe a foto. Você também pode lançar mão do famoso "pau de selfie" e garantir o registro.


4 - Pense no ângulo

Escolha o seu melhor ângulo e evite fotos de baixo para cima (Foto: Divulgação/LinkedIn)

Posicione a câmera um pouco acima do rosto e olhe para cima, pois isso irá favorecer o seu rosto na foto, já que a técnica enfatiza os olhos e faz o resto do seu rosto e pescoço parecerem menores, escondendo pequenas imperfeições. Olhar para baixo para a câmera costuma não favorecer.

5 - Pense no que está vestindo

Evite usar roupas que possam deixar sua foto muito descontraída e nada profissional (Foto: Divulgação/LinkedIn)

Ombros e cabeça são o que compõe melhor uma foto de perfil. Portanto, evite camisas/blusas de alça, além de roupas que chamem muita atenção e/ou desviem o foco do seu rosto.

6 - Não centralize

Evite centralizar seu rosto na foto, deixe espaço para fazer cortes se precisar (Foto: Divulgação/LinkedIn)

Mesmo para as selfies, vale a famosa regra dos terços da fotografia. Evite centralizar o rosto na imagem e procure tirar a foto com uma certa distância para poder ter espaço de corte, se preferir.


7 - Fuja da selfie clichê


Acima de tudo, lembre-se de que essa selfie é para o seu perfil de uma rede social profissional. Assim, fuja das selfies clichê com beijinhos, duckface, no restaurante, na academia ou fotos no espelho.

Estas são as minhas dicas e as dicas do time Linkedin para te ajudar a fazer uma boa foto profissional. Espero que tenha gostado deste post e não se esqueça de deixar aqui seu comentário.

Dúvidas? Chama que eu te ajudo e juntos vamos criar a sua melhor foto.


Até a próxima,


Marcela

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page