top of page

Como e Por Que Criar uma Persona Para o Seu Negócio




Saber para onde vai, com quem quer falar e exatamente como falar é imprescindível em um mundo de tantas opções!


Ter um caminho bem definido, com as estratégias certas de comunicação é como se você já soubesse em que porta bater ao invés de ficar batendo de porta em porta.


Tudo isso é possível quando você tem as personas do seu negócio bem definidas e sabe exatamente com que fala.


Imagine se pudesse ter em mãos todas as informações e dados sobre o seu cliente ideal?

Imagine se tudo o que você fizesse fosse baseado nos gostos e necessidades dele? Isso é possível? Sim, te explico como!


A partir do momento em que você cria um negócio, saber como criar personas é fundamental. Sem isso em mãos, você corre o risco de estar sempre atirando no escuro e não vender como deseja. Mas o que seriam essas tais personas? E como eu posso defini-las?

Isso é o que vou te explicar.


O que são e como criar personas

Buyer personas, ou apenas personas, são personagens fictícios criados para simular um cliente ideal. Elas são feitas com base em perfis, que incluem informações demográficas e características fundamentais, coletadas através de pesquisa com pessoas reais. Quando você cria uma persona, está na verdade fazendo uma representação direta de um grupo de clientes que compartilha valores, comportamentos e objetivos semelhantes.


Depois da reunião de dados gerais, a ideia é dar nomes, rostos, personalidades e famílias à persona. É como “pintar um retrato” da pessoa que vai comprar de você, deixando claro o que ela quer e precisa na vida real. Esse trabalho vai te ajudar a descobrir como falar, interagir e vender para ela.


Entenda a diferença entre persona e público- alvo


Público-alvo: Homens e mulheres, de 24 a 30 anos, solteiros, graduados em arquitetura, com renda média mensal de R$ 3.500. Pretendem aumentar sua capacitação profissional e gostam de viagens.


Persona: Pedro Paulo tem 26 anos, é arquiteto recém-formado e autônomo. Pensa em se desenvolver profissionalmente através de um mestrado fora do país, pois adora viajar, é solteiro e sempre quis fazer um intercâmbio. Está buscando uma agência que o ajude a encontrar universidades na Europa que aceitem alunos estrangeiros.



Como criar personas para sua empresa

Em geral, a forma mais eficaz de criar personas é entrevistar os clientes que já compraram de você. Afinal, eles já tomaram uma decisão semelhante àquela que você quer que outras pessoas tomem. Ao entrevistar as pessoas que já são seus consumidores, você tem clareza do que funcionou ou não para eles, tendo uma visão mais precisa de como eles evoluíram através depois da decisão de compra.


A verdade é que boa parte dos consumidores gosta de opinar, e se você orientar o cliente com o tipo certo de pergunta poderá aprender como eles tomam a decisão de comprar ou não seu produto ou serviço.


Quanto ao formato de criação de personas, não existe uma regra. Você só precisa saber como reunir os dados e informações, e depois, considerar o que foi mais relevante, criar um ou mais perfis e documentá-los.


Para te ajudar, segue abaixo um passo a passo com 3 etapas simples para você aplicar na construção de suas personas.


1- Crie um roteiro de perguntas e entreviste seus clientes

Crie perguntas que você considera importantes e agrupe-as em categorias distintas. A ideia é criar um roteiro que te auxilie a encontrar comportamentos e hábitos que possam ser determinantes na hora da criação de suas personas.

Destacamos que quanto mais informações você tiver sobre seu público, mais completas suas personas serão.


Você pode fazer perguntas sobre:


Trabalho (cargo, função, rotina)         

Empresa (segmento, tamanho, etc.)        

Objetivos (o que pretende alcançar)         

Desafios (problemas enfrentados)         

Informação e conteúdo (como busca informações)         

Hábitos de compra (onde compra, como compra, produtos que já usou, etc)


Ao definir as perguntas com base nesses pontos, vá atrás das pessoas e converse com elas.

Utilize ferramentas que possam te ajudar com isso, como o e-mail, formulários online e aplicativos de pesquisa de mercado, disponibilizados na internet.


2- Análise os dados

Depois que você entrevistou o público, é a hora de saber quais são as características mais comuns entre os entrevistados.


Quais os problemas mais citados por eles? Quais hábitos se assemelham? Enfim, analise quais são as coisas que convergem entre os consumidores.


Essa etapa é muito importante para o próximo passo, que é justamente a criação das personas.


3- Estruture a persona

Essa terceira etapa consiste em colocar no papel tudo que você sabe sobre as personas. Aqui é onde as coisas tomam forma.


Você deve criar um nome, idade, profissão e descrever o dia a dia dela. Mas “não se limite ao personagem”.

Quando sua persona estiver formada, pense nela como um ser humano real, que vai consumir seus conteúdos, abrir seus e-mails, e claro, comprar seus produtos.


EXTRA

Depois que você já tiver todas estas informações reunidas, uma boa dica é utilizar o site elaborado pela ROCK CONTENT e a RESULTADOS DIGITAIS onde você pode escrever o texto, escolher um avatar, imprimir e utilizar este modelo através deste site.


Agora que você já tem boas dicas para criar as suas, mão a obra!

E qualquer coisa é só chamar.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page