7 Dicas Para Não Errar no Home Office e Sair Bem Na Foto ou no Vídeo

Pensando neste momento em que vivemos, elaborei um post para te ajudar a instalar esta "cultura" na sua vida, mesmo que por pouco tempo. O home office já faz parte da minha vida há 9 anos, desde que larguei os trabalhos com carteira assinada e escolhi ser autônoma e profissional de moda. De lá pra cá aprendi muita coisa e quero compartilhar com você para evitar que você dê os mesmos tropeços.


Na era da tecnologia e da conectividade, é possível trabalhar de/ em/ para, qualquer lugar no mundo onde houver estes dois itens que citei no começo deste parágrafo.

E com os novos acontecimentos de isolamento social muitas pessoas e empresas começam a repensar os ambientes e formas de trabalho, não necessariamente precisa-se estar presente para apresentar bons resultados.


Mas, para quem não está acostumado com este estilo, existem alguns detalhes que podem comprometer a sua imagem além do seu desempenho e como eu sempre gosto de dizer, o segredo está nos detalhes. Quer saber quais são?



CURIOSIDADE: Em pesquisa realizada pela Statista no Reino Unido sobre o impacto do Home Office na vida profissional, 73% dos entrevistados acreditam que são mais eficientes trabalhando de casa e 68% dizem trabalhar mais horas neste formato

(fonte: Revista Forbes)


Agora foco na missão, vamos às dicas para te ajudar a executar bem esta tarefa sem se perder e não cometer as tão temidas gafes que andamos assistindo por aí nas redes sociais e te deixar literalmente BEM NA FOTO ou NO VÍDEO.


1) Vista-se Adequadamente

Não começaria minhas dicas de outra maneira que não fosse falando do ato de vestir-se.

Isso mesmo, vestir-se é um ritual, nos preparamos para determinada ocasião ou momento, a postura muda, o foco, a energia e a intenção mudam também!


Vou te contar um segredo, nas campanhas, mesmo que o pé da modelo não apareça, ela está usando salto e sabe por que isso? Porque a postura dela muda fisicamente e internamente também. E como nós mulheres nos sentimos mais poderosas de salto, não é mesmo?


Então nada de trabalhar em casa de pijama, roupas confortáveis sim. Mas empodere-se, coloque uma boa roupa, que pode ser confortável, mas você precisa comunique ao seu cérebro que agora ele irá trabalhar, precisa despertar, ser ágil, automaticamente sua postura muda, sua energia e foco também.


2) Prepare-se

Antes de uma reunião / call ou live, faça todos os testes necessários e preparos com antecedência, este preparo pode ser um fator decisivo para o andamento da sua reunião ou momento de trabalho específico. Erros te deixam desconcentrado (a), nervoso (a), ansioso (a)... Por isso cheque a conexão, o microfone, fone, a luz (quando necessária) e não se esqueça da bateria dos equipamentos eletrônicos, que num piscar de olhos podem te deixar na mão.


3) Ida ao Banheiro

A campeã de memes da atualidade. Você está na reunião, com a câmera ligada, escutando o que o seu colega está falando, e enquanto ele (a) fala decide ir ao banheiro... Já viu a cena, né?

A regra do banheiro para que você não se meta em encrenca é: vá antes ou depois. Nem pense em se acostumar a ir no banheiro usando o telefone. Além de não ser nada higiênico, faz eco (sim, o som muda e as pessoas percebem), e com a câmera ligada, você pode ser mais uma vítima da internet.

Se for um caso de emergência, peça licença, desligue as conexões e retorne depois.


4) Pontualidade

Pontualidade é importante em qualquer mundo, inclusive no virtual. Se sua reunião for às 16h, às 15h50 você precisa estar com tudo pronto e testado, já aguardando os demais participantes, revisando anotações importantes, e se concentrando na tarefa que está por vir.


5) Contato Visual

Nada mais chato do que fazer uma reunião com uma pessoa fisicamente e esta não olhar nos seus olhos, conferir o celular o tempo todo, fazer outras atividades ao mesmo tempo ou usar óculos escuros, não é mesmo? Pois no mundo virtual é igual, mostre que você está presente e comprometido (a) mesmo distante.


6) Pense no seu Cenário

Não estou falando de uma mega produção. Este é apenas um complemento do assunto 2, só para te lembrar que é importante abrir a câmera antes e ver o que está atrás de você. Fuja dos locais de circulação da casa ou de cantos comprometedores.


Dica: Mesmo que a porta esteja fechada, evite ter como fundo uma porta. No subconsciente das pessoas, porta simboliza fluxo / entrada / saída, e muitas pessoas ficam esperando alguém entrar ou sair por ali, isso dificulta mais a concentração e o foco.


7) Comunique-se Internamente

Em momentos importantes, não esqueça de comunicar aos demais ocupantes da casa que você estará em reunião, e negociar os termos. O que é importante para você? Quais são os horários, o excesso de barulho de incomoda, música ou TV alta? O fluxo de pessoas pode te atrapalhar? Considere até mesmo se precisa exclusivamente do uso do wifi.


É isso!


Espero que você tenha aproveitado as dicas para ter um desempenho ainda melhor durante este período novo que todos estamos vivendo. É tudo novo mas com cuidado, paciência e empatia não tem como dar errado.


Se gostou não se esqueça de curtir o post. Fique à vontade para deixar aqui seu comentário e compartilhar com todos que achar que vão se beneficiar destas dicas também!


Até a próxima,




108 visualizações

+55 48 999117262

©2019 by Marcela Baldissera Moda. Proudly created with Wix.com